PLPinto.M.Dinheiro

Como Fazer LinkBuilding da Maneira Correta

Neste artigo vamos ensinar-lhe o que é linkbuilding, como ele é essencial para obter bons rankings no Google e como conseguir obter links de qualidade, que o vão ajudar a atingir a primeira página do Google.

O que é um backlink?

Quando nos referimos a um backlink queremos dizer uma referência de outra página web à sua própria página web. Um link de outro site que aponta para uma página do seu também é por vezes chamado de link de entrada e estes links são muito importantes para determinar a popularidade e a importância do seu sítio web para os motores de busca como o Google, pois cada links que recebe funciona como um voto de outra pessoa na qualidade das suas páginas. Quanto mais backlinks conseguir obter, de diversos sites e frontes, a apontar para diversas páginas do seu site, mais facilmente é possível atingir boas posições no Google.

Um sítio web pode atingir bons posicionamentos no Google sem links?

O que é um backlinkEstamos seguros de que um sítio web não pode ser bem classificado sem ligações de entrada, e muito menos conseguir atingir o topo do Google.

Porque é importante a obtenção de links?

  • porque os links por norma apontam, ou devem apontar para um conteúdo de qualidade (que merece ser bem classificado)
  • porque as ligações passam o poder do site que as tem, como um voto de confiança para quem as recebe
  • Porque os links são o fator de classificação #1 do Google
  • porque é através de links que o Google descobre o seu site e classifica a sua importância
  • porque não é possível encontrar um site no topo do Google sem ter uma significante quantidade de links, por muita qualidade que tenha o seu conteúdo
  • e a lista pode continuar indefinidamente

Conteúdo de qualidade e links são os dois fatores mais importantes no posicionamento do Google, porque o conteúdo é a base do seu trabalho, aquilo que cativa os seus leitores e os leva a seguir o seu trabalho, e os links são uma prova de reconhecimento dessa mesma qualidade.

É o próprio Google a confirmar que estes dois fatores são determinantes para conseguir atingir o topo do Google para certas pesquisas e embora o Google utilize dezenas de outros fatores para determinar o ranqueamento de um site, como a usabilidade (que é determinada como os leitores interagem com o seu lite depois de ele os enviar para lá) e pequenos outros fatores, estes dois são sem dúvida determinantes.

Sem eles os dois juntos não é possível atingir a primeira página do Google. Ponto final.

A qualidade dos links é toda igual?

A qualidade dos links é toda igual?Há alguns anos atras dizia-se que quantos mais melhor, mas já não é verdade, não enquanto "mais" signifique links de sítios irrelevantes, de má qualidade ou de websites ou blogs que não estão relacionados com o tema do seu.

É preferível menos links, mas de melhor qualidade, do que milhares de links que não trazem qualquer valor e ainda o podem levar a uma penalização. Links arriscados não ajudarão em nada a sua classificação. Pode ser ainda pior. Estes links podem dar-lhe uma penalização do Google e uma significativa perda de tráfego orgânico.

Os links não são todos os mesmos. É preciso compreender que links de diretórios de artigos, de blog posts com centenas de comentários, muitas vezes sem ligação nenhuma com o assunto do seu site ou blog, construídos através de esquemas, com softwares automáticos, não passam de links de spam e causam mais mal que bem.

Quando você vai a alguns sites de freelancers que lhe oferecem centenas de links de origem duvidosa por uma quantia insignificante acha que isso é links de qualidade? Que o Google não consegue identificar esses links como uma tentativa de influência do ranking do seu site artificialmente?

O que espera obter com esses links? O melhoramento do seu ranking no Google ou uma penalização?

Além disso, estes fatores podem ser avaliados de forma diferente em diferentes casos. Uma ligação também pode ser boa ou má, dependendo da do assunto, do país, da língua e das palavras-chave. Infelizmente, não existe uma regra genérica.

Quais os melhores links para ranquear alto no Google?Por exemplo, não é o mesmo ter 1.000 links do mesmo website, ou 1 link de 1.000 domínios diferentes.

Não é o mesmo ter um link de uma página escrita em português ou de uma página escrita em inglês, como são esse tipo de links de baixa qualidade.

Não é o mesmo ter um link de uma página que tem conteúdo relacionado com o seu e que por isso tem toda a logica linkar para o seu conteúdo, do que de uma página que não tem nada a ver com o conteúdo do seu site. Porque um artigo sobre perder peso ade linkar para o seu site, se ele for sobre como ganhar dinheiro na internet? Qual o objetivo desse link?

Como nem todos os links são iguais, é preciso ter muito cuidado quando se inicia uma campanha de obtenção de ligações. Ao obter links para o seu negócio torne-os relevantes e associe-os com grande conteúdo. Só assim o Google irá mantê-lo nos resultados da pesquisa e o seu negócio irá crescer.

Certifique-se de que os links obtidos são naturais e que o Google não conclui que está a tentar manipular o seu algoritmo de pesquisa.

Quais os melhores links para ranquear alto no Google?

Artigos de Marketing ou Artigos de Convidados.

É ótimo que as pessoas escrevam sobre si e criem links que apontem ao seu website, mas desde que criem links naturalmente. Encher o texto-âncora com palavras-chave comerciais está longe de ser natural e irá certamente colocá-lo em dificuldades. Utilizar alguns com palavras-chave com o nome da marca ou frases relacionadas com o conteúdo da página para onde apontam, ou mesmo o URL limpo é uma melhor opção neste caso.

Como obter links de qualidade que vão ajudar o seu site a obter o top do Google?

1. Pedir links a sites ou blogs que estejam relacionados com o seu conteúdo.

Esta é uma boa maneira de começar, especialmente se for um principiante neste trabalho. Pense nos seus amigos, parentes, colegas, parceiros, clientes que tenham um blog ou um site relacionado com o seu. Tudo o que tem de fazer é pedir um backlink. Peça ligações no meio do conteúdo em vez de ligações na barra lateral ou no rodapé.

Mas tenha cuidado e certifique-se de que o backlink vem de um website que é relevante para o seu nicho. Caso contrário, não terá muito impacto e poderá mesmo ser prejudicial.

Peça para poder escrever um artigo nos sites deles em troca de poder colocar um link no meio do conteúdo para si.

2. Construa relações

Como obter links de qualidade que vão ajudar o seu site a obter o top do Google?Para uma boa construção de ligações, é necessário construir boas relações. Há muitas oportunidades para construir novos contactos. Deve começar com comunidades relacionadas com o seu nicho: fóruns, blogs ou grupos sociais, tais como os grupos do Facebook, por exemplo.

Dê o primeiro passo e comece a contribuir com comentários e posts interessantes e relevantes, fornecendo valor contextual a cada discussão.

Ao participar ativamente nestas comunidades online centradas no seu nicho, não só ganhará algumas boas ligações para o seu conteúdo, como terá sempre acesso às mais recentes notícias da indústria e poderá relacionar-se com algumas pessoas interessantes que partilham as suas paixões e com as quais possa vir a fazer negócios mais tarde.

3. Crie sempre conteúdo de qualidade

Quando os leitores dos outros blogs onde escreve artigos de convidados (guest posts) clicarem no link e virem que o seu conteúdo é de qualidade, que merece ser referenciado, pode conseguir obter mais alguns link de qualidade facilmente.

4. Lembre-se que nós estamos aqui para o ajudar

Conseguir links é sempre muito difícil, principalmente se você é novo, desconhecido e o seu blog ou site ainda não tem credibilidade ou é simplesmente desconhecido. A tendência dos escritores quando querem fazer referência a qualquer assunto é linkarem para os grandes sites cooperativos, que já estão no topo do Google e não para um site desconhecido.

Por isso no começo é muito, muito difícil conseguir os primeiros resultados. Mas nós estamos aqui para o ajudar – principalmente a dar os primeiros passos que o levarão com tempo ao sucesso que todos nós desejamos. A nossa ajuda é a maneira mais fácil de começar a obter resultados.





 
Artigos Relacionados