PLPinto.M.Dinheiro

Como Chegar no Topo do Google - as duas coisas mais importantes

O objetivo deste artigo é ensinar-lhe como escrever conteúdo de qualidade para seu blog ou website e como obter links que apontem para que seu site apareça na primeira página do Google - os dois fatores mais importantes para uma boa classificação no Google.

Sem conteúdo de qualidade e links apontando para seus artigos, você nunca chegará à primeira página do Google com palavras-chave competitivas, aquelas que dão dinheiro. Mas antes...

go 

O algoritmo de pesquisas do Google está cada vez mais elaborado e é composto por diversos sinais que ele capta para decidir o posicionamento dos websites no seu índice de pesquisa. Alcançar o topo do Google não é tão fácil agora como era à meia dúzia de anos atras, mas isso não significa que você não deva fazer nada.

Há várias maneiras de melhorar os nossos websites para aparecerem nas primeiras páginas do Google, como pode ver neste nosso artigo: 8 Maneiras Comprovadas de Melhorar Posicionamento no Google. Mas há algumas coisas que você precisa tomar mais atenção que outras, assim como existem coisas que são mais fáceis de estar sob o nosso controlo que outras.

Como Chegar no Topo do GoogleMas primeiro precisa de saber duas coisas: o Google não classifica o site como um todo, ele classifica cada página por si só, pelo que algumas páginas podem aparecer facilmente no topo do Google e outras nem sequer aparecerem na pesquisa, mas ele olha para a qualidade do site como um todo, o que quer dizer que um site onde todas as páginas forem de boa qualidade é considerado como um site de qualidade onde algumas páginas têm mais probabilidades de chegar no topo do Google.

Resumindo: num site onde todas as páginas sejam de boa qualidade e tenham bons sinais de ranqueamento é mais fácil conseguir que algumas das nossas páginas possam atingir a primeira pagina do Google do que um site de fraca qualidade, com apenas meia dúzia de páginas de elevada qualidade. Por muita qualidade que essas poucas páginas possam ter, se o site não for considerado bom e credível, a obtenção do topo do Google pelas mesmas é muito mais difícil.

Dos inúmeros fatores que o Google usa para ranquear as páginas na sua pesquisa existem dois que são de estrema importância. São, sem duvida, os mais importantes e sem os quais não vai conseguir ranquear no topo do Google por muitos esforços que faça: a qualidade do conteúdo (daí o ditado que o conteúdo é Rei) e os links que apontam para o seu site. Sem estes dois fatores é impossível rankear alto nos motores de busca.

Os dois fatores mais importantes para atingir a primeira página do Google

A primeira é fácil de conseguir – só tem que se informar bem sobre o tópico que vai escrever e escrever um conteúdo de qualidade. A segunda é muito difícil, pois conseguir links que apontem para nosso website não depende diretamente de nós, no entanto o nosso serviço, que pode ser acedido ao fundo da página, pode ajuda-lo nessa parte essencial para obter sucesso no Google.

Como escrever páginas de elevada qualidade para ranquear bem no Google

A otimização para motores de pesquisa pode ser complicada, mas uma das ferramentas SEO mais eficazes é também a mais fácil: conteúdo de qualidade. Ter ótimos conteúdos no seu website não só melhora a sua classificação de pesquisa, como gera leads, constrói a sua marca, e permite-lhe criar ligações a longo prazo com os seus clientes.

É difícil - se não impossível - ter sucesso no marketing de conteúdos sem criar conteúdo de qualidade regularmente. Cada blog ou site de sucesso é construído sobre uma base sólida de conteúdo, mas é a consistência que é a verdadeira chave para o sucesso na classificação dos motores de busca.

Deve escrever com regularidade, o que não significa que tenha que ser constantemente – na minha opinião uma ou duas vezes por semana é o suficiente, pois escrever demasiado também não dá tempo ao Google de entender o sentido de cada página e posiciona-la no seu motor de pesquisa.

criar conteúdos de alta qualidadeNão importa em que indústria esteja, pode criar um blogue ou website e começar a criar conteúdos de alta qualidade. Mas, para se posicionar bem no Google e conseguir leitores para ao seu negócio, precisa de mais. Precisa de criar conteúdo relevante numa base consistente que o ajude a construir a sua marca, atingir o seu público-alvo e construir a sua classificação nos motores de busca.

Para que o seu conteúdo seja verdadeiramente útil, tem de o tornar prático. Lembre-se de que os seus leitores estão cansados de ler artigos genéricos. Eles querem algo útil e relevante - um artigo que não só responda às suas perguntas, mas que os empurre e inspire a implementar o que leem. Deve escrever um artigo que aprofunde tudo aquilo que o seu leitor pode querer saber sobre o assunto.

Há muitos truques técnicos que pode utilizar para tentar aumentar a classificação do seu conteúdo na pesquisa, mas o melhor método não envolve nenhum truque. O Google, e os visitantes do seu site, querem conteúdos de alta qualidade e interessantes, que proporcionem valor aos leitores. Certifique-se de que o seu conteúdo é limpo, profissional, e escrito para responder às necessidades específicas do seu público-alvo e está no caminho certo para atingir o topo do Google.

Mas escrever páginas de qualidade tem muito mais que simplesmente escrever um artigo grande e de qualidade. Tem a ver com o conteúdo em si, com a gramatica utilizada, mas também com a formatação do conteúdo quando é apresentado na página.

Escrever bom conteúdo não é o suficiente para ele ser apelativo para os leitores. É preciso formata-lo de maneira que os leitores tenham facilidade em lê-lo e em seguir as suas ideias.

Como formatar conteúdo para ficar fácil de ler

  • O conteúdo dever ser dividido em pequenos parágrafos, para que não se torne cansativo de ler, principalmente em celulares.
  • As partes de conteúdo mais relevantes para ranquear alto no Google, como as keywords que queremos ranquear, devem ser apresentadas em negrito . Não todas, mas as que estão em sítios mais relevantes para o leitor.
  • Os links devem ser de outra cor do conteúdo e fáceis de identificar, de preferência do azul característico deles.
  • As sub-categorias devem ser divididas por letras de tamanho maior e, de preferência, de outra cor, utilizando os H2 e H3 para criar títulos para cada seção de acordo com a sua importância.
  • Deve utilizar diversas imagens que sejam ilustrativas do que está a escrever para “quebrar” o texto, pois não há nada mais chato que uma pagina cheia de texto sem nada que quebre a visão desse texto interminável. Se poder usar gráficos e outras apresentações que exemplifiquem o que está a dizer também é muito benéfico.

Como formatar conteúdo para ficar fácil de lerO conteúdo quando é de qualidade (que responde aquilo que o leitor procura) e é bem formatado “prende o leitor ao site” e incentiva-o a lê-lo até ao fim. Um dos fatores que o Google utiliza para classificar a qualidade do conteúdo é o tempo que o leitor passa no nosso site.

Não há nada pior que conteúdo que não consiga “prender” o leitor. Quando o leitor abre a sua página e poucos segundo depois volta novamente para o Google e vai para outra página, de um concorrente seu indica ao Google que o seu conteúdo não é suficiente bom para aquela pesquisa que ele enviou o leitor – é um sinal negativo, de baixa qualidade.

Quando um cliente volta para trás pode ser porque o conteúdo é irrelevante, mas também pode ser devido à apresentação da página, porque tem muitos anúncios e pop-ups, que são desaconselhados, ou pela formatação do texto, que é muito longo e seguido, tornando a leitura e compreensão difícil.

Quando publica um artigo deve ter todas estas variantes em atenção e não apenas a qualidade do texto.

Como conseguir obter links para o nosso website

Os links são das coisas mais importantes que podemos obter, pois eles contam como um voto que a outra pessoa dá para o nosso conteúdo, site ou blog. Por muito bom que seja o nosso conteúdo se não tivermos links a apontar para ele a probabilidade de ele ser encontrado é muito pequena, e conseguir chegar ao topo do Google é quase impossível, pelo menos para as keywords que realmente têm valor.

Como conseguir obter links para o nosso websiteExistem diversos serviços que oferecem a criação de links, mas quase todos utilizam softwares automáticos que deixam rasto detetável (e isso pode levar a uma penalização pelo Google) e, na sua maioria são de blogs escritos em Inglês, pois mesmo agencias de SEO em português utilizam links de parcerias com blogs escritos em inglês.

Uma das coisas que o Google gosta é de ver links com relevância para o nosso conteúdo, pelo que ter um site de “como perder peso” com links de sites de “como ganhar dinheiro na internet” não tem qualquer relevância e o Google entende que são links comprados, o que é proibido.

Ter um link de um blog escrito em inglês a apontar para uma página escrita em português tem a mesma relevância. Ambos causam mais mal que bem.

A maneira mais comum de ter links de relevância, de artigos que falem do mesmo do nosso conteúdo, é utilizar guest posts. Mas guest posts são muito complicados e difíceis de se conseguirem. São muitas horas de trabalho e contatos para se conseguirem meia dúzia de links.

Como conseguir obter guest posts com links para nosso website

  • Tudo começa com uma pesquisa no Google por sites que tenham páginas de conteúdo idênticas às nossas ou que pelo menos sejam relevantes para o assunto que escrevemos.
  • Depois da lista feita é preciso contatar os donos por e-mail, um a um, e propor-lhe que aceitem um artigo escrito por nós ou convence-los a escrever um artigo que link para determinada pagina nossa. A maior dificuldade é que a maioria dos emails que vai enviar nem sequer vão ser abertos, e dos poucos que forem lidos a maioria nem sequer lhe vai responder, quando mais discutir a sua proposta.
  • Embora se consiga alguns resultados utilizando este método o trabalho requer muitas horas de pesquisa, contatos e negociações, pelo que a maioria dos webmasters não tem nem tempo nem paciência para levar este processo até ao fim com sucesso.

A alternativa…

Comprar guest posts com links para o nosso website utilizando as keywords que queremos ranquear e outras genéricas, como “click aqui”, o nome do site ou mesmo o URl nu (completo com o http). O único problema é que isso é proibido pelo Google. E a maioria das empresas que fazem isso usam softwares automáticos que deixam sinais e códigos de rasteio que comprometem todo o trabalho.

Estes guest posts são puro veneno que só vão prejudicar o seu site ou blog e não devem ser utilizados. A única coisa que funciona é quando todo o trabalho é feito à mão e sem qualquer tipo de ligação que se possa estabelecer entre os sites ou blogs.

É isso que nós oferecemos! Oferecemos um serviço em que todo o trabalho é feito à mão e todas as comunicações são feitas por email, sem qualquer sinal que possa ser relacionado. Preencha o formulário já a seguir para obter mais informação.





 
Artigos Relacionados